segunda-feira, 24 de agosto de 2009

5 anos, o que mudou?


Apesar do facto de este também ser uns dos subtítulos da minha tese de mestrado, não é disse que vou falar hoje.

Hoje recebi uma sms da minha prima a dizer:

"Ih pima, ontem tive a ver os tesourinhos deprimentes das férias e estavam lá as danças da igreja e das carrancas... Quase que chorei. Faziamos coisas espetaculares."

E, de repente, lembrei-me dessa fase da minha vida e do quanto sinto saudades de dançar. O quanto me sentia leve no palco, aquele friozinho na barriga antes de cada actuação, que graças a Deus, ainda fizemos muitas! Dancei com lenços, com velas, com tochas, com chapéus, com saias de várias cores, tamanhos e feitios. Até com pão na mão eu dancei!!!! Apenas uma coisa se mantinha. o meu eterno e adoravel maiô preto, de lycra. Quanto caminho fiz eu com ele! Dancei musica medieval, contemporânea, e até tango! É tão estranho... parece que foi noutra vida. O meu namorado acha que eu sou tão tropega que nem me imagina a dançar. É como se ele não me conhecesse. É como se ele não soubesse quem eu sou realmente. Aquilo que eu fui e as coisas maravilhosas que fiz. O quanto amava aquilo que fazia e os anos que fiz! Desde que me lembro de mim, danço!

Há 5 anos que me "mudei" para Lisboa e desde aí, perdi completamente isso. Ainda tentei o hip-hop, mas como é óbvio, não é a mesma coisa. Não é uma dança com um objectivo. Com uma história como eram as nossas. Com corpos a rebolar no chão e movimentos lesbianos (lol). Não é Era ou Enigma ou Enya, ou qualquer uma das músicas e histórias que criámos.

Mais tarde abordei a minha prima na messenger e a conversa foi:


Lebasi... diz: vi a tua sms
Filipa diz:tás aí?
Lebasi... diz: sim
Filipa diz: eh pah que nostalgia
Lebasi... diz: pois...
Filipa diz: dançavamos mesmo bem
Lebasi...diz: é das coisas que mais tenho saudades
Filipa diz: podes crer, apetece-me revitalizar tudo
nunca deixei de danças, inventar coreaografia mas n é a mesma coisa
Lebasi... diz: pois
e agora e praticamente impossivel
ta cd um no seu lado
e as miudas novas
sao mta fracas
Filipa diz:
o problema é que n é o tipo de dança que gostam
e só gostam de aparecer
Lebasi... diz:
so ggostam do puscscapum
ou da shakira
lol
Filipa diz:
ou hip-hop
ou kizomba
enfim
Lebasi... diz:
kizomba é maaaauuuu


Não vale a pena continuar pois não? Perceberam o que quero dizer. As coisas mudaram, os tempos mudaram. Nós mudámos. Mas as vezes dá uma vontade de voltar lá trás... e voltar a ser o que fui...

2 comentários:

Ana Filipa Matança disse...

o que mais me deixa nostálgica é que estivemos lá...
Primeiro com a Irmã Xica, mais de 40 bailarinas a dançar nas escadas das Carrancas, grande harmonia....

Mas antes, ainda tivemos as danças na Igreja! Céus, o que se falou na altura por irmos dançar num dos mais magníficos lugares que a Santa Terrinha tem. Mas deslumbramos!!! Era sempre assim...

Depois lá assumimos o grupo... Um estilo de dança mais contemporâneo, mas clássico ao mesmo tempo... Uma tremenda loucura!!! Sim era um género de dança diferente:
Love, Sensuality and Devotion...

Acho que não preciso de dizer muito mais...

deiia disse...

Filipa desculpa, mas: "Lebasi... diz: vi a tua sms; Filipa diz:tás aí?" LOLOLOLOL Isso faz-me lembrar a minha mãe quando chama pela Joana ou por mim, nós respondemos e ela pergunta: estão aí? Se respondemos é claro que estamos! LOOOL (mas eu também não sei qual foi o intervalo de tempo que a Filipa demorou a responder, mas pronto. Meteu piada. AHAH)

Eu não me lembro das vossas danças. Tenho a impressão que nunca assisti a nenhuma, mas também era muito pequenina. Mas lembro-me de vocês duas a cantarem Gimme Gimme Gimme na garagem do Jorge. x)

Eu sou daquelas pessoas que adora dança. Conseguirem expressar histórias com coreografias é arte. E é por isso que tenho andado a acompanhar So You Think You Can Dance. TEM COREOGRAFIAS LINDAS! Mas dançar? Estou fora. x)

Não sou fã de hip hop mas discordo contigo quando dizes que hip hop é uma dança sem objectivo. Se dançarem com sentimento, e não apenas para andarem com a barriga ao léu e calças buéeeee largas, consegue-se transformar o hip hop numa dança com objectivo tal como Contemporâneo, Tango, Cha Cha Cha, Broadway e tal. Está aqui uma actuação no SYTYCD de hip hop. Uma das melhores: http://www.youtube.com/watch?v=h6mCWjGb80c

Mas a minha coreografia favorita é Calling You coreografada pela Mia Michaels: http://www.youtube.com/watch?v=tkidLHKW_Rg A sério. Tudo que é coreografado pela Mia é ARTE! *.* Essa mulher tem um dom. Faz coreografias lindas e só te dá vontade de chorar, bater nas paredes, gritar e dizer como é que raio alguém pode ter tanta sensibilidade! Mas isso sou eu. x) MIA MICHAELS I LOVE YOU!! (L) (E desculpa lá o momento fangirl. LOL) Essa é uma das melhores, se não a melhor, coreografia dela: http://www.youtube.com/watch?v=612fKcY-vgw

E sim. Kizomba é péeeeeeeeeeeeeessimo. xDD

E porque é que tu e a Filipa, quando tiverem um tempinho, sei lá, não se encontram e treinam uma coreografia para apresentar no Ano Novo? x)

AHH Já agora. Foram vocês que numa dança levaram maiô preto com uma saia comprida laranja? Ou vermelha? Acho que era laranja. Oh wtv. LOL