terça-feira, 5 de agosto de 2008

Itália Fantástica?


Hum… e até poderia ser, não fosse uma série de pequenas (grandes) coisas a referir e que me deixaram de queixo caído ou não fosse eu portuguesa e como portuguesa ter a noção que nós somos um povo mto mauzinho… mas não somos… Talvez até seja da torreira que apanhei e da fominha que passei (viva a massa com massa e frango nunca mais!!!) mas digamos que estou a modos que disapointed.
Ora, por onde começar? Na verdade como já passaram uns diazinhos desde que voltei e como certas coisas não têm corrido muito bem desde que cá cheguei, digamos que a “revolta” inicial já se esfumou um pouco mas não poderei deixar de referir um povo (italianos) que vive do turismo (em certas cidades isto é realmente verdade) mas que não vive minimamente para os turistas… acho que termo certo será, estão-se a cagar mesmo para os turistas… simplesmente não sabem receber, não sabem acarinhar, não sabem tratar, não sabem absolutamente nada. Não existe um posto de turismo, as casas de banho publicas são um nojo e consistem em buracos no chão (lembram-se das casas de banho existentes nas escolas primárias há 15 anos atrás? Exactamente. É mesmo isso. E o mais grave é que apanhei dessas casas de banho em vários cafés, nos quais para se poder usar o wc tem de se comprar alguma coisas considerando que o café mais barato custa 1,50 e as garrafas de agua 3 euros), há lixo por todo o lado, fazem o que bem lhes apetece. Não posso deixar de sublinhar a confusão que existe no aeroporto Leonardo da Vinci, o principal aeroporto de Roma, uma das mais importantes cidades do mundo. Não existe separadores para se fazer uma simples fila, entra tudo ao molho e fé em Deus. Quando se pede bilhetes todos juntos num grupo de 5 pessoas e lugares nas primeiras filas do avião (sendo dos primeiros a fazer o check in) o resultado é a separação dessas 5 pessoas pelo avião inteiro, sendo que 3 delas ficam em lugares da frente e outras duas quase na cauda…
Entre estas e outras inúmeras que se me lembrar contarei no relato que ainda vou fazer quando tiver tempo e paciência da minha bela viagem à Itália Fantastica...ou não..



Estão a ver a torre? Está tal e qual o turismo em itália. Ah, e cuidado com os vendedores escuros de pisa... e os de quadros de Florença... se um indivíduo for apanhado com algum destes produtos (e obviamente, sem qualquer talão) leva a bela da multinha... tudo a ajudar o turista suficientemente liso com os preços que eles praticam hein?

Nenhum comentário: